O METODO iniciou na modalidade CANOAGEM, em Barra Bonita em 2008 numa ação piloto que durou um ano no núcleo BARRA BONITA. Ele já está se estendendo para as outras modalidades e agora para outros núcleos.
A convite dos comandantes do NAVEGA, O experiente velejador e instrutor Peter Comber e eu fomos contratados para ministrarmos uma capacitação técnica nas modalidades vela e canoagem em Avaré (24 a 28 de agosto de 2010) e algo fantástico aconteceu.conversamos muito na madrugada do dia 24 e quase não dormimos. Nos comprometemos em capacitar então os instrutores muito alem da proposta meramente técnica requisitada.os núcleos de Avaré e Fartura foram os nucleos capacitados com o método REMANDUCANDO e Peter também o adaptou para para a realidade da modalidade vela.
O método atinge assim minha maior meta; estende-lo para outras modadlidades e criar uma programação socio-pedagógica e esportiva unica para todos os núcleos, mas sempre respeitando as características distintas de cada modalidade, região, cidade e núcleo.
Para isso devemos capacitar pessoas para educar pessoas!
Conceitos pedagógicos e disciplinares, contribuem na programação e logística. Os professores e instrutores dos núcleos de Barra Bonita, Avaré e Fartura já estão colocando-os em prática.
O método foi criado por mim e melhorado a cada dia pelos verdadeiros heróis que são os instrutores e monitores do Navega. Sem dúvida irão melhorá-lo ainda mais com suas experiências de vida, formação individual e principalmente dedicação.
| Autoridades na inauguraçao do Núcleo de Avaré , o coordenador Carlos e o supervisor Rodrigo. |
Isso só aconteceu pela oportunidade dada por nosso coordenador geral Carlos. E sempre com o irrestrito e total apoio que vem sendo dado pela organização do NAVEGA Rodrigo Paraíso, Patricia, Laiine e sob o olhar atento do nosso patrono LARS GRAEL, um exemplo de cidadão, atleta e homem público.
O METODO JÁ É UM SUCESSO mas todos devem comprometer-se verdadeiramente na difícil porem gratificante e honrosa missão de EDUCAR PELO ESPORTE.
Nilton Zerlin
METODO REMANDUCANDO.
Interagindo entre si e competindo de uma forma saudável e alegre é criado um sistema de equipes rotativas onde todos se relacionam.
É eleito por eles, com a supervisão do instrutor um líder e um vice-líder por equipe. Feito isso as informações são passadas para os lideres e assim transmitidas por eles para os outros. Essa abordagem possibilita a participação de todos os integrantes da equipe, aumentando a habilidade cognitiva, individual e coletiva. Estimula a concentração, o dialogo, a atenção e o respeito mútuo.
São atribuídas funções a cada integrante da equipe, como guardião da água, responsável pelo material pessoal e da equipe entre outras. Com essas atribuições todos aprendem a liderar e a servir relembrando o conceito de que; O maior líder é aquele que mais serve.
Com esse sistema os alunos aprendem como carregar e transportar a sua embarcação e cuidar do material individual e do grupo, tudo em um sistema de competição saudável entre equipes, onde suas ações ou a falta delas contam pontos positivos e negativos de acordo com o rendimento, comportamento e evolução da equipe.
Liderança, disciplina e muita iniciativa são os pontos cobrados. Sempre é feito o jogo como forma de pensar questionar, planejar e montar estratégias. Usamos os conceitos aprendidos nas velhas salas de aula, somamos historia, ciências, biologia, matemática em atividades lúdicas. Aqui o ingrediente mágico é toda a atividade ao ar livre, o contato com locais externos e a direta relação com a natureza e o próximo.
À medida que os alunos vão pontuando positivamente o placar, a equipe conquista algo, seja mais um caiaque na aula para equipe, ou um copo a mais de leite ou suco. Assim ao invés de simplesmente ganharem algo sem nenhum merecimento eles passam a conquistar.
Um exemplo disso é que até o uniforme é conquistado através da participação ativa, pontuação positiva e boas notas na escola. Ai sim as autoridades podem intregar com mérito o uniforme conquistado ao aluno. Eles nunca perdem verdadeiramente, pois com o decorrer dos dias estimulamos-os a verificarem os placares anteriores e o quanto renderam nas pontuações. Sendo assim todos ganham em aprender mais. Mas também sabem que a outra equipe pontuou mais, e que precisam melhorar.
Dentro desse sistema todos participam melhor dentro e fora da água, com ou sem suas embarcações e assim aprendem conceitos básicos da vida em comunidade.
No rio a possibilidade de trabalhar conceitos de preservacionismo, comprometimento e integração com o meio ambiente são inúmeros e inesgotáveis, e são utilizados, tornando-os assim questionadores dessas realidades e participantes diretos no processo de cidadania.
Debatem a solução do problema, se houver, e se mobilizam de forma ordenada para reivindicar ações junto aos órgãos competentes para melhoria da preservação de nossos rios e reservatórios. Enfim o METODO REMANDUCANDO aliado ao Navega São Paulo tornou-se uma realidade e não só um ProjetO ele é vivo e nasce do coração dos instrutores que são o elo de ensino.Ele visa à conquista pelo jovem de seus direitos e os estimula a pensar neles. E ensina acima de tudo, a cumprir seus deveres para poderem com mérito cobrar pelos seus direitos.
Provamos assim não ser um projeto meramente assistencialista, muito comum hoje em dia em nosso País, mas sim uma ferramenta imprescindível de cidadania e educação para os dias de hoje.

Nenhum comentário:
Postar um comentário