sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIARIO DE BORDO 4

NAVEGA SÃO PAULO, NUCLEO DE BARRA BONITA, FARTURA E AVARÉ EM BREVE ESTARÃO SE TORNANDO MODELOS NA PEDAGOGIA E METODO EDUCACIONAL PARA OUTROS PROJETOS SIMILARES NO ESTADO.


Nilton Zerlin, canoísta e apaixonado pela modalidade a vários anos introduziu técnicas de um projeto sócio educativo pessoal e desenvolvido por ele denominado REMANDUCANDO – (Remando e Educando). Esse projeto tem sistemas criados e adaptados de outros sistemas educativos extracurriculares.





A pedagogia utilizada no movimento escoteiro mundial foi utilizada e adaptada ao sistema de equipes do “navega”. Esse sistema é o mais consagrado movimento infanto-juvenil extracurricular do mundo e completou 100 anos de existência. Resistiu inclusive a perseguição nazi-fascista durante a segunda guerra mundial, onde educadores eram torturados e até mortos. Mussolini disse uma vez do movimento; “Um bando de crianças querendo ser adultos e um bando de adultos idiotas de calças curtas querendo ser crianças” Mussolini morreu enforcado e esquartejado pelo seu próprio povo. Já Baden Powel, Inglês fundador do movimento e perseguido por Mussolini, faleceu com 83 anos de idade. Sepultado na áfrica, seu tumulo simples é um dos mais visitados no mundo.


Alem das técnicas da canoagem convencional foram adaptadas técnicas do rafting em sistema de treinamento empresarial e vivêncial, muito utilizado por empresas e grandes multinacionais para capacitar equipes de trabalho, método esse consagrado nas agências de Brotas e de todo mundo.



“Esses conceitos foram somados e com muito estudo e criatividade estão sendo empregados”. Disse Zerlin, e enfatiza ainda.



Alunos e instrutores durante a capacitação em Avaré.
“Essa é uma programação criada em conjunto com os instrutores dos núcleo do onde serão dadas as capacitações no Navega São Paulo. Os novos e já antigos instrutores devem se comprometer com o método pois somando a essas técnicas adaptadas por mim mais as experiências individuais de cada profissional, e acima de tudo colocarmos muito amor e dedicação ao que fazemos, o resultado é uma excelente programação e ótima “ferramenta” educacional”.

“O desafio dos instrutores é constante. E com esse desafio melhoramo-nos ainda mais como pessoas e profissionais”. Disse Peter Comber que aderiu e somou no metodo.
"Foi facil entender a metodologia pois fui escoteiro desde os sete anos ate a maioridade, o metodo é barabaro e deve ser estendido para outras modalidades como  fizemos aqui em Avaré com a vela.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário