Nos dias 18, 19 e 20 de março foi realizado na cidade de Mairiporã, um curso de capacitação em canoagem ministrado por Sebastian Ariel Quatrin, maior atleta da canoagem de velocidade Brasileira e supervisor de canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de canoagem (CBCa) e Akos Agyal, treinador da seleção Brasileira de canoagem velocidade feminina. José Cescato, Nilton Zerlin e o aluno Roger Góes participaram dessa ação do Navega denominada CAMPING DE CANOAGEM.

O curso foi um dos melhores que já participei nos últimos 10 anos, disse Nilton Zerlin que é técnico em canoagem, instrutor e capacitor do Navega São Paulo.
A abordagem dos capacitadores foi focar a iniciação e fundamentos da canoagem velocidade. Foi levado um ergômetro caiaque, maquina fabricada no Brasil e ainda em teste mas que está revolucionando a preparação técnica de atletas e possibilitando treinos in door ( lugares fechados) com intervenção direta dos treinadores e técnicos. Ergo caiaque é muito utilizado na Europa onde as raias e rios congelam.
José Cescato foi convidado pela esposa de Quatrin que é fisioterapeuta da CBCa a participar dos treinos da seleção permanente no mês de julho onde será aprimorado as técnicas de rendimento e alto rendimento.
O aluno de Barra Bonita, Roger Goes, o técnico da seleção brasileira, o húngaro Akos Angyal, o técnico Nilton Zerlin e o atleta olímpico SebástinCuattrin.

A abertura do evento aconteceu com a presença do prefeito, Antônio Aiacyda que ressaltou o grande resultado que as aulas do projeto têm proporcionado para as crianças comprovado pelos diretores de escolas e pelos pais dos próprios alunos. Estiveram presente na cerimônia o coordenador do Projeto Navega São Paulo, Secretária da Educação Sra.: Leila Aparecida Ravazio, Secretário de Esporte de Rubinéia, Elmer Aparecido Silva, Coordenadora do Núcleo de Mairiporã: Lucia Taneno e os atletas olímpicos, Técnico Akos Angyal e Sebástian Cuattrin.
O curso foi ministrado pelo renomado atleta olímpico: Sebástin Cuattrin e pelo técnico da seleção brasileira, o húngaro Akos Angyal,com carga horária de 24 horas / aula. O curso foi dividido em três dias, sendo que no primeiro e no segundo dia foram realizados treinos técnicos; no 3º dia ocorreu uma simulação de competição entre os alunos, na represa Paiva Castro.
No encerramento do Camping, foram entregue aos 60 atletas participantes certificados com a promessa de colocar em prática todo conhecimento adquirido durante as capacitações.
Segundo o Coordenador do Projeto Navega SP, o evento foi um sucesso, principalmente porque atingiu seu objetivo principal, aprimorar a técnica aplicada no projeto e apresentar os maiores destaques aos representantes da seleção brasileira de canoagem, modalidade que possui vários atletas do projeto, como os atletas olímpicos Nivalter dos Santos (núcleo de São Vicente) Poliana (núcleo de Piraju), e as atletas da seleção brasileira de velocidade Eliete (núcleo de Santos) e Naiara (núcleo de Cubatão).
O Projeto Navega SP é um programa da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, com execução técnica do C NAMAM e patrocínio da SABESP, CESP E IMESP, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.