sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DIA DO RIO TIETÊ: COMEMORAÇÕES e PEDIDO AO GOVERNADOR!


Dia 22 de Setembro se comemora o dia do rio Tietê. Mais do que uma dia festivo é um momento para sensibilizar a todos para os problemas ainda a solucionar no maior rio dos Paulistas.
 No dia além das comemorações tradicionais na cidade recebemos o flutuador da rede globo que fez pela segunda vez a analise dos niveis de oxigenio e denuncias pelas reportagens do trecho de 600km de Biritiba Mirim até Barra Bonita. O eco aventureiro Dan Robson que conduziu novamente o flutuador, reviu amigos e conversou com os alunos da canoagem de Barra Bonita e do Navega São Paulo.

 O Governador de São Paulo,Geraldo Alkimim, esteve nas comemorações na cidade de Barra Bonita e indagado pela jornalista da rede globo Gloria Vanique Sobre a paralisação do projeto Navega São Paulo, imediatamente quiz conversar com o Coordenador Nilton Zerlin do Nucleo de Barra Bonita.
Em conversa o Governador fez varias perguntas a Nilton Zerlin e ainda prometeu rever  e verificar o motivo dessa paralisação.  Muito solicito e comprometido com suas promessas a emissora e os coordenadores irão lembra-lo do compromisso assumido com o projeto.
Obrigado pela atenção Governador! disse Zerlin







terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROVA DE CANOAGEM NAS AGUAS DO TIETÊ.





            O Departamento Municipal de esportes de Barra Bonita incluiu a modalidade canoagem como demonstrativa nos 55º jogos regionais realizados aqui.

             Já é a segunda vez que a modalidade é incluída nos jogos regionais e duas vez nos abertos, a tentativa é torná-la oficial nesses jogos.A canoagem é modalidade Olímpica desde 1936, em 22 anos da criação da CBCa (confederação Brasileira de Canoagem) o Brasil vem se fortalecendo com atletas e técnicos e tendo bons resultados no cenário mundial - disse Zerlin Técnico e coordenador de canoagem em Barra Bonita. Aproveito para agradecer o apoio oferecido pelos professores Kiko, Pereira, Rodolfo, Polaco e Manasses e parabenizar os atletas.
 
Os municípios envolvidos além de Barra Bonita foram Brotas e Piracicaba, as duas com forte tradição em competições nacionais e internacionais.
A prova reuniu cerca de 50 atletas em varias categorias divididas por sexo e idade.
As categorias são;
 
Menor – nascidos em 1997 e 1998
Cadete – nascidos em 1995 e 1996
Junior – nascidos em 1993 e 1994
Sênior – nascidos entre 1992 e 1977

Os alunos do Navega São Paulo e atletas da escola Municipal de canoagem tiveram boas colocações frente a atletas de Piracicaba com índice até para mundial em suas respectivas modalidades.

Na categoria Junior destaque para Cesar augusto Macedo 3º lugar e Rafael Fantin 4º.de Barra Bonita

Na categoria Menor o 3º lugar foi Anderson da Silva Carneiro, do navega São Paulo.

Na Sênior, ótima colocação de Carlos Henrique Perassoli Fantin um 4º lugar muito bem vindo, frente aos atletas participantes nessa categoria.

A colocação geral por pontos no campeonato de canoagem foram; Piracicaba em primeiro com 74 pontos, Brotas em Segundo com 74 pontos e  Barra Bonita em terceiro com 51 pontos.





Parabéns a todos os participantes! O mais importante é que realizamos uma competição dentro dos Jogos Regionais, fortalecendo a modalidade e resgatando as provas de canoagem que a mais de 15 anos não aconteciam em Barra Bonita. Disse José Carlos Vóros o Alemão diretor de esportes de Barra Bonita























sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROFESSORES DO PROJETO NAVEGA SÃO PAULO DE BARRA BONITA PARTICIPAM DO PRIMEIRO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE REMO NA RAIA OLÍMPICA DA USP EM SÃO PAULO




            Entre os dias 18 a 20 de fevereiro, participaram do 1° curso de capacitação de remo na raia olímpica da USP em São Paulo, os professores do Projeto Navega São Paulo de Barra Bonita, Roberto Vanderlei Alves e José Luiz Cescato.
            O curso foi ministrado pelo renomado Prof. Acácio Roberto Lemos, técnico da seleção brasileira de remo e pelo atleta Leandro Atogi, também da seleção brasileira permanente. O objetivo do curso foi o aperfeiçoamento dos instrutores, monitores e atletas no esporte náutico, além da integração e a troca de informações sobre a modalidade que está em crescimento no país. Participaram do evento além do núcleo de Barra Bonita, Praia Grande, Santos, São Vicente, Cubatão, Mairiporã, Rifaina, Presidente Epitácio e Piraju.
            Segundo os profissionais esta foi uma oportunidade única, pois puderam trazer muitas novidades para Barra Bonita, e que vão aumentar e divulgar ainda mais o remo no nosso querido rio Tietê. A modalidade de remo é pouco conhecida no interior do estado, por este motivo queremos fazer de Barra Bonita uma vitrine para a modalidade em nossa região, já que a canoagem é bastante tradicional por aqui.

Capacitação de canoagem Navega Presidente Epitácio

O coordenador técnico voluntario do nucleo de Barra Bonita Nilton Zerlin, esteve na cidade de Presidente Epitácio nos dias 3,4 e 5 de novembro de 2010 realizando mais uma capcitação de professores na modalidade canoagem. Além das aulas tecnicas mais uma vez foi mostrado o método REMANDUCANDO criado por Zerlin e Rodolfo Cesar Basso e colocado com sucesso e pratica primeiramente no nucleo de Barra Bonita, hoje sendo utilizado também por Rubinéia
.

Durante esses dias Zerlin esteve com o prefeito municipal daquela cidade em reunião no Lions Club mostrando a importancia do projeto Navega São Paulo em todo estado.

Recebido como um filho em Epitácio pelo coordenador, Tico e pelos instrutores e monitores Marcel, Paulinho, Cristian e Glaucia, A todos de Epitácio meu muito obrigado.

FOTOS NO ORKUT DE NILTON ZERLIN PASTA EPITÁCIO.

CURSO DE CANOAGEM EM MAIRIPORÃ






Nos dias 18, 19 e 20 de março foi realizado na cidade de Mairiporã, um curso de capacitação em canoagem ministrado por Sebastian Ariel Quatrin, maior atleta da canoagem de velocidade Brasileira e supervisor de canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de canoagem (CBCa) e Akos Agyal, treinador da seleção Brasileira de canoagem velocidade feminina. José Cescato, Nilton Zerlin  e o aluno Roger Góes participaram dessa ação do Navega denominada CAMPING DE CANOAGEM.



O curso foi um dos melhores que já participei nos últimos 10 anos, disse Nilton Zerlin que é técnico em canoagem, instrutor e capacitor do Navega São Paulo.

A abordagem dos capacitadores  foi focar a iniciação e fundamentos da canoagem velocidade. Foi levado um ergômetro caiaque, maquina fabricada no Brasil e ainda em teste mas que está revolucionando a preparação técnica  de atletas e  possibilitando treinos in door ( lugares fechados) com intervenção direta dos treinadores e técnicos. Ergo caiaque é muito utilizado na Europa onde as raias e rios congelam.  

José Cescato foi convidado pela esposa de Quatrin que é fisioterapeuta da CBCa a participar dos treinos da seleção permanente no mês de julho onde será aprimorado as técnicas de rendimento e alto rendimento. 






O aluno de Barra Bonita, Roger Goes, o técnico da seleção brasileira, o húngaro Akos Angyal, o técnico  Nilton Zerlin e o atleta olímpico SebástinCuattrin.


A abertura do evento aconteceu com a presença do prefeito, Antônio Aiacyda que ressaltou o grande resultado que as aulas do projeto têm proporcionado para as crianças comprovado pelos diretores de escolas e pelos pais dos próprios alunos. Estiveram presente na cerimônia o coordenador do Projeto Navega São Paulo, Secretária da Educação Sra.: Leila Aparecida Ravazio, Secretário de Esporte de Rubinéia, Elmer Aparecido Silva, Coordenadora do Núcleo de Mairiporã: Lucia Taneno e os atletas olímpicos, Técnico Akos Angyal e Sebástian Cuattrin.

O curso foi ministrado pelo renomado atleta olímpico: Sebástin Cuattrin e pelo técnico da seleção brasileira, o húngaro Akos Angyal,com carga horária de 24 horas / aula. O curso foi dividido em três dias, sendo que no primeiro e no segundo dia foram realizados treinos técnicos; no 3º dia ocorreu uma simulação de competição entre os alunos, na represa Paiva Castro.

No encerramento do Camping, foram entregue aos 60 atletas participantes certificados com a promessa de colocar em prática todo conhecimento adquirido durante as capacitações.

Segundo o Coordenador do Projeto Navega SP, o evento foi um sucesso, principalmente porque atingiu seu objetivo principal, aprimorar a técnica aplicada no projeto e apresentar os maiores destaques aos representantes da seleção brasileira de canoagem, modalidade que possui vários atletas do projeto, como os atletas olímpicos Nivalter dos Santos (núcleo de São Vicente) Poliana (núcleo de Piraju), e as atletas da seleção brasileira de velocidade Eliete (núcleo de Santos) e Naiara (núcleo de Cubatão).

O Projeto Navega SP é um programa da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, com execução técnica do C NAMAM e patrocínio da SABESP, CESP E IMESP, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.



Domingo, dia 3 de abril, o Projeto Navega São Paulo realizou na Estância Turística de Avaré o I Festival Navega SP, o evento consiste na realização da maior regata náutica do Estado de São Paulo para os alunos da rede pública de ensino, através de um caráter festivo competitivo desportivo e de confraternização.

A mega estrutura recebeu mais de 200 embarcações, sendo aproximadamente: 100 caiaques, 15 barcos a remo e 100 veleiros, contando ainda com 5 embarcações motorizadas para apoio e embarcação da Marinha e Bombeiro para manter a segurança dos atletas.
A Represa Jurumirim foi palco das competições do I Festival Navega SP, as disputas ocorreram nas modalidades de Vela classe Dingue e Optimist, Remo canoe escola e Canoagem K1 escola e turismo, todas muito animadas e bastante acirradas, os competidores superaram a chuva com estratégias bem elaboradas pelos técnicos e dedicar muita atenção nas provas para alcançar um bom resultado.
Segundo a árbitra de Remo e coordenadora do núcleo de Cubatão, Christina Lentino (participante das últimas 2 Olimpíadas), foram inscritos 85 atletas na modalidade REMO, considerado um número relevante de participantes, uma vez que a modalidade é pouco difundida no Brasil e foi fato comemorado pela Federação de Remo.
A cerimônia de abertura ocorreu no Camping Municipal de Avaré, a solenidade recebeu diversas autoridades pelo anfitrião o Prefeito do município, Rogélio Barchetti,representante do Secretário de Esporte, Lazer e Juventude Isaias Mossi, representante da Sabesp Julio, Tenente Torres da Capitania Fluvial do Tiête-Parana, o Diretor de espoprtes de Barra Bonota José Carlos Vóros o ALEMÂO e o vereador Nillis. E ainda a presença dos ídolos, os atletas olímpicos : Sebastían Cuattrin, Peter Ficker e Poliana de Paula que distribuíram autógrafos, fotos e até foram para a água com a criançada. 


 O aluno Jonathan , Sebastian Ariel Quatrin e o professor  de remo José Cescato.



O prefeito Barchetti, demonstrou sua felicidade e empolgação que transparecia nos alunos participantes e sentiu-se honrado em Avaré ser a cidade escolhida para sediar o I Festival Navega e aproveitou a presença da ex atleta do Navega da cidade de Piraju para mostrar aos alunos que todos eles também pode ser atletas vencedores como Poliana (nascida na cidade e Piraju), que competiu nas Olimpíadas de Pequim/2008 e estará em Londres/2012.
O ponto alto do evento foi a entrega dos quinze caiaques para cada núcleo do Projeto Navega São Paulo, prêmio pela Ecomobilização Águas Limpas realizada no dia mundial da água(22/03).

O Festival teve a animação do DJ e MC Deng Style que em várias gincanas no palco, descobriu vários talentos artísticos entre os alunos, como emitadores do Michael Jackson e Lady Gaga.

A cobertura do evento foi registrada pelas lentes das TVs regionais e pela imprensa local, o que deu um toque especial na festa, já que todos os alunos queriam dar entrevista.
Após o evento, uma surpresa esperava todos os alunos, um dia livre de lazer e emoção no Hotel resort, para muitos alunos seria a primeira vez que iriam dormir fora de sua cidade, aproveitaram cada segundo de todas piscinas, toboagua e outras atividades que o hotel possuía.

O Projeto Navega SP é um programa da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, com execução técnica do C NAMAM e patrocínio da SABESP, CESP E IMESP, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.




Navega São Paulo realiza ação em todos os núcleos no Dia mundial da água.



No dia 22 de março é celebrado o dia mundial da água. Mais do que uma comemoração é um dia para se relembrar a importância desse recurso vital a nossa existência, e principalmente mover ações para melhoria da qualidade da água e cobrar das autoridades a preservação de nossos rios e mananciais.Os 15 núcleos do navega São Paulo espalhados por todo estado realizaram uma mobilização com palestras sobre meio ambiente, plantio de arvores, e uma coleta de lixo nos mananciais, rios e mares onde os alunos do Navega praticam as modalidades de remo, canoagem e vela.

Aqui em Barra Bonita, os alunos participaram no período da manha da abertura do projeto “Óleo no ralo não rola”, iniciativa dos departamentos de gestão ambiental, esportes e educação. Ação que mobiliza as crianças da rede publica de ensino a orientar os pais a não jogarem esse óleo na rede de esgoto ( pias, ralos, banheiros). O óleo deve ser armazenado em recipientes plásticos e levados pelos alunos em suas escolas que são os postos de armazenamento.  Maiores informações ligue (14) 3604-4050.




No período da tarde os alunos realizaram a eco-mobilização.  Remando pelo Tietê os alunos recolheram cerca de 50 kg de lixo das margens do lendário Tietê. O diretor de gestão ambiental Paulo Sergio Euzébio o “Rato” esteve presente no núcleo. Tivemos um bate papo sobre valores e meio ambiente e o Rato também remou e recolheu lixo do rio com os alunos. 





Projetos como o Navega São Paulo e o metodo REMANDUCANDO deveriam existir aos milhares, pois coloca o jovem em contato direto com a realidade ambiental de seu município, educa para o esporte e para vida. Disse o diretor de gestão ambiental “rato”.Vale a pena lembrar que essa é uma atitude diária dos alunos do navega, não só feito em um dia comemorativo. Disse Roberto “polaco” monitor do navega. "As pessoas deveriam é parar de jogar esse material nas ruas, pois seu destino são nossos rios". Disse José Cescato Monitor do navega.