sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIARIO DE BORDO 4

NAVEGA SÃO PAULO, NUCLEO DE BARRA BONITA, FARTURA E AVARÉ EM BREVE ESTARÃO SE TORNANDO MODELOS NA PEDAGOGIA E METODO EDUCACIONAL PARA OUTROS PROJETOS SIMILARES NO ESTADO.


Nilton Zerlin, canoísta e apaixonado pela modalidade a vários anos introduziu técnicas de um projeto sócio educativo pessoal e desenvolvido por ele denominado REMANDUCANDO – (Remando e Educando). Esse projeto tem sistemas criados e adaptados de outros sistemas educativos extracurriculares.





A pedagogia utilizada no movimento escoteiro mundial foi utilizada e adaptada ao sistema de equipes do “navega”. Esse sistema é o mais consagrado movimento infanto-juvenil extracurricular do mundo e completou 100 anos de existência. Resistiu inclusive a perseguição nazi-fascista durante a segunda guerra mundial, onde educadores eram torturados e até mortos. Mussolini disse uma vez do movimento; “Um bando de crianças querendo ser adultos e um bando de adultos idiotas de calças curtas querendo ser crianças” Mussolini morreu enforcado e esquartejado pelo seu próprio povo. Já Baden Powel, Inglês fundador do movimento e perseguido por Mussolini, faleceu com 83 anos de idade. Sepultado na áfrica, seu tumulo simples é um dos mais visitados no mundo.


Alem das técnicas da canoagem convencional foram adaptadas técnicas do rafting em sistema de treinamento empresarial e vivêncial, muito utilizado por empresas e grandes multinacionais para capacitar equipes de trabalho, método esse consagrado nas agências de Brotas e de todo mundo.



“Esses conceitos foram somados e com muito estudo e criatividade estão sendo empregados”. Disse Zerlin, e enfatiza ainda.



Alunos e instrutores durante a capacitação em Avaré.
“Essa é uma programação criada em conjunto com os instrutores dos núcleo do onde serão dadas as capacitações no Navega São Paulo. Os novos e já antigos instrutores devem se comprometer com o método pois somando a essas técnicas adaptadas por mim mais as experiências individuais de cada profissional, e acima de tudo colocarmos muito amor e dedicação ao que fazemos, o resultado é uma excelente programação e ótima “ferramenta” educacional”.

“O desafio dos instrutores é constante. E com esse desafio melhoramo-nos ainda mais como pessoas e profissionais”. Disse Peter Comber que aderiu e somou no metodo.
"Foi facil entender a metodologia pois fui escoteiro desde os sete anos ate a maioridade, o metodo é barabaro e deve ser estendido para outras modalidades como  fizemos aqui em Avaré com a vela.

 



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DIARIO DE BORDO 3

  Iniciou dia 24 de agosto o curso de capacitação de canoagem e vela para instrutores e monitores dos nucleos do Navega São Paulo de Avaré e Fartura.
O curso esta sendo ministrado por Nilton Zerlin e Peter Comber, com carga horaria de 32 horas. O nucleo de Piraju não pode comparecer pois estão com provas de canoagem esse fim de semana.

O curso transcorre com muita enfase na parte técnica e pedagógica, inclusive com metodos de aulas do REMANDUCANDO,  criado por Nilton Zerlin e já consagrado no nucleo de Barra Bonita.


"O aproveitamento das aulas pelos novos instrutores e monitores está sendo intenso.
O tempo está colaborando muito com bons ventos e a beleza das aguas limpidas e transparentes da represa de jurumirim em Avare naõ poderiam ser melhor para esse curso de vela intensivo". disse Peter Comber.



 
As aulas de canoagem estão sendo um sucesso tanto na parte técnica como na inovadora forma pedagógica. Todos estão trocando muitas informações e experiências.

 " Os novos instrutores abraçaram o método remanducando e estão avidos e prontos para o dificil desafio de educar pelo esporte.
Sucesso a todos nessa empreitada e podem contar comigo e com todos do nucelo de Barra Bonita." Enfatizou NIlton Zerlin


 Segundo o supervisor dos nucleos, Rodrigo Paraiso, outra capacitação técnica de CANOAGEM será realizada na cidade de Barra Bonita para os instrutores dos nucleos de Piraju e monitores de Barra Bonita.

 O nucleo de Barra Bonita receberá os nucleos convidados pela organização do Navega de braços abertos  mostrando sua realidade de ensino.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DIARIO DE BORDO 2


O nucleo Barra Bonita iniciou hoje as aulas com a primeira turma de alunos. São quatro turmas divididas em 20 alunos por turma.

O coordenador Rodolfo Basso Avisa que ainda há vagas  de segunda e quarta feira nos periodos da manha e tarde. Os alunos interessados e que acharam que perderam as inscriçoes, podem comparecer a séde do nucleo e se inscrever, o prazo é até o fim dessa semana.

A equipe do Navega Barra Bonita se coloca a disposição para sanar as duvidas dos pais ou responsavéis dos alunos quanto a segurança e pedagogia utilizada nas aulas.

Mais uma vez agradecemos as parcerias com as escolas estaduais do municipio e a forma com que fomos recebidos, sem duvida o trabalho anterior do navega feito em Barra Bonita deu resultado e continuaremos com a didatica do metodo remanducando.

  Convocado pela organização geral do Navega de São Paulo. o instrutor e tecnico em canoagem Nilton Zerlin  do nucleo de Barra Bonita estará ministrando um curso de capacitação na modadalidade na cidade de Avaré.
Os nucleos envolvidos serão A cidade anfitriã (Avaré) que inaugura seu nucleo no dia 01 de setembro e pela primeira vez recebeu o projeto. Estarão recebendo capacitação  os nucleos que retomaram suas atividades Fartura e Piraju, esse ultimo consagrado em competiçoes de canoagem na modalidade velocidade por todo Brasil e até com uma atleta representando o Brasil  na ultima olimpiada na modalidade slalon.



Os instrutores e monitores de Barra Bonita Rodolfo, Roberto e José Luis continuam os trabalhos essa semana de vento em popa, com a iniciação  dos novos alunos.

Detalhes do curso de capacitação e o inicio das aulas em Barra Bonita na próxima postagem.


Bons ventos e ótimas remadas a todos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DICAS DE SITES

http://www.aroeiraoutdoor.com.br/  A aroeira ministra cursos de canoagem oceanica e também tem links interessantes vale a pena conferir.

http://www.cbca.org.br/  Site oficial da confederação Brasileira de canoagem com dias projetos e muito material para usar com os alunos do projeto.




http://www.expedicaoanhembi.com.br/
O site mostra a viagem "solo"de caiaque  realizada por Nilton Zerlin, instrutor do Navega São Paulo em 2007 pelo lendário Tietê. Foram 29 dias e mais de 800km remados, oito eclusagens e muitas historias.

 Vale a pena conferir o site

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DIÁRIO DE BORDO 1



De maio a julho o Núcleo do Projeto Navega São Paulo de Barra Bonita passou por uma reforma para adequação e retorno das aulas, e também abrigar o Departamento Municipal de Esportes.

A rede pública de ensino estava em férias neste período, o que dificultou a captação de alunos e o início das aulas do projeto no período, mas os instrutores trabalharam muito para readequar a estrutura da sede deixando-a mais funcional e organizada possível, além da manutenção das embarcações – lembrando que ficamos um ano e oito meses parados!!! – e da reciclagem entre os instrutores, treinando principalmente a parte de segurança, e também foram realizadas algumas remadas com os antigos alunos do projeto.

Desde o dia 11 de agosto iniciou-se a captação de alunos para o projeto, até o dia 18 de agosto. Os dias 19 e 20 de agosto foram reservados para inscrição dos alunos na sede do projeto. As escolas visitadas foram:

• Dia 11 de agosto – Escola Estadual “Dr. Geraldo Pereira de Barros – Verdão” – período de manhã e tarde;

• Dia 12 de agosto – Escola Estadual “Laurindo Battaiola – CENE” – no período de manhã e tarde;

• Dia 13 de agosto – Escola Estadual “Profa. Maria Luiza Ferreira Zambello – Castelinho” – período manhã e tarde;


• Dia 17 de agosto – Escola Estadual “Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.” – período manhã e tarde, e,

• Dia 18 de agosto – Escola SESI, este apenas no período da manhã.



Agradecendo imensamente as direções e coordenações das escolas, que receberam os instrutores do núcleo de braços abertos, deixando uma abertura muito grande para uma bela parceria escola – projeto, que deixou-nos muito gratos.





O sesi! Exepcional o comportamento dos alunos.


Disponibilizamos no projeto 80 vagas (40 no período da manhã e 40 no período da tarde), nas modalidades remo e canoagem. O número de vagas é proporcional ao número de embarcações que temos a nossa disposição, 5 caiaques e 5 canoes. Estaremos utilizando as embarcações do município nas aulas do navega e inserindo a metodologia do Programa Remanducando já utilizado com sucesso nas turmas anteriores.




Vejam todas as fotos da divulgação nas escolas de Barra Bonita no orkut  de Nilton zerlin


        Núcleo do Projeto Navega São Paulo de Barra Bonita retoma atividades


O Projeto Navega São Paulo de Barra Bonita retorna as atividades após um período de um ano e meio de paralisação, devido ao fim do convenio com a SELT (secretária de esporte lazer e turismo). Graças aos esforços do prefeito Nenê e o diretor municipal de esportes, Sr. José Carlos Vóros o Alemão, conseguiram retomar o convenio e a volta das atividades do núcleo de Barra Bonita.

O Projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Barra Bonita, Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo e a C NAMAM. São parceiros e patrocinadores especiais a SABESP, CESP, IMESP. Apoio especial: Ministério do Esporte – Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio institucional Marinha do Brasil.

Este projeto tem como objetivo a inclusão de crianças e jovens de 11 a 17 anos da rede pública de ensino, através de esportes náuticos, no nosso caso a canoagem e o remo.

A intenção do projeto é muito mais que formar atletas, o objetivo maior é o trabalho de cidadania, da retomada da auto-estima dos jovens, e da conscientização do crescimento sustentável e preservação do meio-ambiente.

A todos os participantes serão oferecidos todo o material necessário, embarcações, materiais de segurança, além de lanche, transporte e uniformes.

A sede do projeto continua sendo no Conjunto Desportivo Dr. Wady Mucare, o antigo Piscinão, juntamente com o Departamento Municipal de Esportes.

As aulas serão realizadas no Rio Tietê, com toda a segurança e acompanhamento de profissionais com experiência na canoagem e no remo.

Os profissionais do projeto estiveram esta semana percorrendo as escolas da cidade para convidar os alunos. E os instrutores agradecem a recepção e apoio recebido nas escolas, pelos coordenadores e diretores.

Convidamos a todos para visitarem o núcleo do projeto para conhecer o trabalho realizado, lembrando também que as inscrições estão abertas, serão oferecidas 80 vagas no total, sendo 40 para o período da manhã e 40 para o período da tarde, e que se excedido o número de vagas ficarão na lista de espera com preferência.




castelinho